Em Dubai, Semas e Ideflor-Bio alinham detalhes para a construção do 1º Centro de Triagem de Animais Silvestres

Este será o primeiro equipamento do Governo do Pará voltado ao resgate, reabilitação e destinação adequada de animais silvestres apreendidos

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, representantes do Governo do Pará e da empresa Hydro se reuniram para discutir a construção do 1º Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) do Estado. O equipamento será fundamental para o resgate, reabilitação e destinação adequada de animais silvestres apreendidos, contribuindo significativamente para a preservação da fauna nativa.

A estrutura será erguida na Unidade de Conservação (UC) Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Metrópole da Amazônia, em Marituba, na Grande Belém. O encontro entre o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Mauro ‘O de Almeida, e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Nilson Pinto, com o vice-presidente mundial da Hydro, John Thuestad, e o representante da empresa no Brasil, Anderson Baranov, tratou sobre os últimos detalhes da obra.

Além da Hydro, a obra também contará com recursos provenientes da empresa Vale, através do Fundo de Compensação Ambiental do Estado do Pará (FCA). A aprovação dos investimentos necessários para a implementação do Centro ocorreu no último dia 20 de novembro, durante a reunião da Câmara de Compensação Ambiental (CCA), em Belém, com a presença de representantes da Semas, do Ideflor-Bio, da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Instituto de Terras do Pará (Iterpa).

Cooperação – No decorrer do encontro, em Dubai, foi evidenciada a importância da parceria entre o Governo do Estado e a iniciativa privada para a preservação da biodiversidade e a proteção dos animais silvestres ameaçados.

Nilson Pinto destacou a relevância do projeto para o Pará, afirmando que o Cetras será um importante instrumento para a conservação da fauna amazônica. “Não podemos deixar de louvar a parceria com a empresa Hydro, que demonstrou comprometimento com a causa ambiental ao destinar recursos para a construção desse Centro. Nós, do Ideflor-Bio, assim como a Semas, estamos empenhados em colocar de pé esse equipamento fundamental para o trabalho que desempenhamos”, frisou o presidente do Instituto.

Tanto o vice-presidente mundial da Hydro, John Thuestad, quanto o representante da empresa no Brasil, Anderson Baranov, enfatizaram o compromisso da companhia com a sustentabilidade e a preservação ambiental. Eles falaram, ainda, da satisfação da empresa em contribuir para a construção do Centro e a importância de ações conjuntas entre o setor público e privado para a preservação do meio ambiente.

Atualmente, o projeto está na fase de ajustes técnicos e logísticos, com o início das obras previsto para o 1º semestre de 2024. Espera-se que com a construção do 1º Cetras do Governo do Pará, haja um avanço significativo no combate ao tráfico de animais e na preservação da fauna amazônica. Neste sentido, a parceria entre o governo e a iniciativa privada demonstra a importância da união de esforços para a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região.