O 7º Encontro do Fórum de Dirigentes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (FSNUC), promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, contou com a presença de dirigentes de órgãos gestores de Unidades de Conservação (UCs) de todo o Brasil. E, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), também esteve presente na reunião, representado pelo vice-presidente Thiago Valente e pelo gerente da Região Administrativa de Belém, Júlio Meyer.
Durante o evento, foram divulgados os resultados dos Grupos de Trabalho (GT), que abordaram temas importantes como Governança, Capacitação, Sustentabilidade Financeira e a Criação de Unidades de Conservação. Discussões como essas são fundamentais para a implementação de políticas eficientes de gestão ambiental em âmbito nacional.
Para a servidora da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas/PA), Maria Bentes, que compartilhou a experiência da construção do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) do Pará, o evento é de extrema importância e na ocasião, ela destacou os desafios e avanços na implementação de um sistema robusto de UCs no estado, servindo de inspiração para outras regiões.
Os representantes do Ideflor-Bio participaram ativamente das discussões sobre a Política Nacional de Ecoturismo e a Política Nacional das Trilhas de Longo Curso. As medidas são vistas como estratégias integradas para promover o desenvolvimento sustentável e o turismo ecológico nas UCs, fortalecendo a economia local e a preservação ambiental.
Oportunidades – O evento em Foz do Iguaçu proporcionou um ambiente de troca de experiências e aprendizado mútuo entre os participantes. As discussões e apresentações fomentaram uma cooperação mais estreita entre os estados e o Governo Federal.
O vice-presidente do Ideflor-Bio ressaltou o impacto positivo do FSNUC na formulação de políticas ambientais. “A atuação do FSNUC ajuda o país no fortalecimento de políticas que utilizam as áreas protegidas como propulsoras do desenvolvimento em bases ecológicas e sustentáveis. Valoriza o conhecimento tradicional associado nas regiões brasileiras, movimenta a economia local e, sobretudo, fortalece o Sistema de Unidades de Conservação”, destacou Thiago Valente.
Neste sentido, a participação do Ideflor-Bio no FSNUC reforça o compromisso do Pará com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Júlio Meyer acredita que a troca de conhecimentos e a cooperação interinstitucional são essenciais para a criação de estratégias nacionais que garantam a preservação da biodiversidade e o fortalecimento das UCs.
“Essa construção coletiva é fundamental para o fortalecimento do estado e do país na preservação de seu patrimônio natural e cultural. Desde o ano passado, o Ideflor-Bio vem contribuindo de forma contínua por meio dos Grupos de Trabalho”, afirmou o gerente da Região Administrativa de Belém, Júlio Meyer, que enfatizou a importância da atuação integrada do Ideflor-Bio no FSNUC.
Sobre o evento – O Fórum de Dirigentes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza é composto por representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por meio do Departamento de Áreas Protegidas, além de órgãos e entidades gestoras de UCs federais, estaduais, distritais e municipais, e entidades representativas como a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma) e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).
O 7º Encontro do FSNUC foi um marco na busca por soluções coletivas e padronizadas para os desafios ambientais do Brasil. A colaboração entre os diversos atores envolvidos promete gerar avanços significativos na proteção do patrimônio natural do país, contribuindo para um futuro mais sustentável e equilibrado.