Encontro aponta que trilhas de longo curso impulsionam sustentabilidade em Marabá

Evento do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) abordou estratégias promotoras da economia verde no sudeste estadual

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) promoveu, na sexta-feira (17), um encontro na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Marabá, na região sudeste paraense. No local, foram discutidas estratégias para promover as trilhas de longo curso como um vetor para impulsionar o desenvolvimento sustentável na região.

Além de proporcionar lazer, a atividade tem se mostrado uma importante fonte de emprego e renda para a comunidade local. Neste sentido, o evento articulado pela equipe do Escritório Regional Carajás do Ideflor-Bio, reuniu representantes de diversas instituições, como os órgãos governamentais, associações comunitárias e entidades ligadas ao turismo e ao meio ambiente.

A palestra principal foi ministrada por Júlio Meyer, assessor técnico da Presidência do Ideflor-Bio e membro da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. Meyer destacou a importância das trilhas como uma atividade que vai além do lazer, sendo também um meio de promover o desenvolvimento econômico e social da região.

“As trilhas de longo curso têm um potencial enorme para atrair turistas e visitantes, gerando emprego e renda para a comunidade local. Além disso, essa atividade está diretamente ligada à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável”, ressaltou Júlio Meyer durante a palestra.

Cases – No decorrer da programação, foram apresentados exemplos de trilhas de longo curso de sucesso em outras regiões do país, como a Trilha Transcarioca , no Rio de Janeiro, o Caminho das Ararunas, no Nordeste, e a Transmantiqueira, em Minas Gerais e São Paulo. Essas trilhas têm atraído turistas de diversas partes do Brasil e do mundo, impulsionando a economia local e promovendo a valorização da cultura e do meio ambiente.

Para o gerente do Escritório Regional de Carajás do Ideflor-Bio, Márcio Holanda, ficou evidente a partir das discussões e trocas de experiências, o potencial das trilhas de longo curso da região sudeste paraense. A diversidade de paisagens, a riqueza da flora e fauna, aliadas à cultura e história local, são atrativos que podem ser explorados para o desenvolvimento do turismo sustentável.

“O encontro também serviu como espaço para o compartilhamento de boas práticas e iniciativas já realizadas na região. Foram apresentados casos de sucesso de empreendimentos turísticos locais que têm investido na criação e manutenção de trilhas de longo curso, gerando empregos diretos e indiretos, além de fortalecer a economia local”, frisou o gerente.

Ao final do evento, foram discutidos os próximos passos para o fomento das trilhas de longo curso em Marabá e região. Ficou acordado que o Ideflor-Bio, em parceria com outras instituições, irá promover ações de capacitação, estruturação e divulgação das trilhas, visando atrair turistas e investimentos para a região.