A Floresta Estadual de Faro foi criada pelo governo Estadual, e atualmente é administrada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio). É uma Unidade de Conservação Ambiental (UC) que se enquadra na categoria de Unidade de Uso sustentável dada pela Lei nº 9.985, de 18/07/2000. Este tipo de UC tem como objetivo básico compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais (com ênfase em métodos de exploração sustentável da floresta nativa), defender os direitos das populações tradicionais, pesquisa científica e visita pública condicionada às normas estabelecidas em seu plano de manejo e órgão gestor.
Localizada no Estado do Pará, na Calha Norte do rio Amazonas, a Floresta Estadual de Faro abrange os municípios de Faro e Oriximiná. Foi criada pelo Decreto Estadual nº 2.605, de 04/12/2006 (alterado pelo Decreto nº2.557, de 06/10/2010 e retificado pelo Decreto nº 201 de 16/09/2011) (Anexo II-A, B e C) e ocupa 613.867,67 hectares de floresta nativa conservada, compreendendo o bioma Amazônia, onde abriga rica biodiversidade de fauna e flora, com ocorrência de espécies endêmicas.
A pesca esportiva é uma atividade que vem ganhando força na Flota de Faro e acontece no período de agosto a dezembro quando centenas de ribeirinhos do baixo Amazonas reúnem-se na praia da Liberdade, município de Nhamundá. Apesar de o festival ser organizado no município de Nhamundá, a pesca ocorre também nos lagos da Flota de Faro.
Mais de 20 estabelecimentos, entre bares e restaurantes, estão localizados às margens da APA da Ilha do Combu, para atender a demanda turística que vem aumentando ao longo dos anos. Trazidos por grande e pequenas embarcações fretadas, principalmente vindos de Belém, os visitantes poderão desfrutar da culinária local, e, posteriormente, realizar passeios locais através das trilhas ecológicas. Esses estabelecimentos dispõem de banheiros e áreas de lazer de banho, como chuveiros, e até hospedagem. Alguns destes necessitam de reserva prévia e também podem disponibilizar transportes ao visitante.
Entrada Franca.
Escritório Local da EMATER de Oriximiná, Trav. Carlos Mª Teixeira, nº 1492, Bairro: Nossa Sra. das Graças, CEP: 68.270-000, Oriximiná-Pará.
Gerente da UC: Ronaldison Antônio de Oliveira Farias.
E-mail: Ideflorgrcn2@gmail.com
Telefone: (93) 99204-4221