Espaço adequado – A presidente da Colônia dos Pescadores de Breu Branco – Z-53, Elisângela Oliveira, reforçou a importância da Unidade para a categoria. “Esse barracão é ótimo, é maravilhoso! um sonho para o pescador. Agora, temos um espaço adequado para o desembarque e para atrair compradores, o que antes não acontecia. Esperamos que esse suporte continue chegando, garantindo melhores condições para a comercialização do nosso pescado”, ressaltou.
O monitoramento do pescado será uma das principais funções da Unidade, integrando os dados coletados ao Sistema de Monitoramento das Unidades de Conservação do Ideflor-Bio (SisMULT).
Segundo a gerente da Região Administrativa do Mosaico Lago de Tucuruí do Ideflor-Bio, Keylah Borges, a nova estrutura garantirá maior controle da atividade pesqueira. “Essa Unidade nos possibilitará saber o estoque pesqueiro do Lago de Tucuruí. Teremos informações sobre a quantidade, as espécies, o número de pescadores e as embarcações que atuam nas três unidades de conservação do mosaico”, explicou.
O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, reforçou que a iniciativa vai além do monitoramento da pesca. “Essa estrutura não apenas auxilia na gestão dos estoques pesqueiros, mas também impulsiona a economia local e promove a sustentabilidade da atividade. É um modelo de desenvolvimento que une conservação ambiental e geração de renda”, destacou.
O projeto será expandido para mais seis municípios da região: Goianésia do Pará, Nova Ipixuna, Jacundá, Tucuruí, Novo Repartimento e Itupiranga. A gestão das unidades será realizada de forma compartilhada entre prefeituras e entidades do setor pesqueiro, promovendo maior eficiência no controle da pesca e na preservação dos recursos naturais.
Incentivo – O prefeito de Breu Branco, Flávio Mezzomo, destacou o impacto positivo para a economia local. “A pesca tem uma importância enorme para nossa região, e essa Unidade é um grande avanço. Esse é o primeiro de sete portos que serão entregues, e nossa comunidade está de parabéns por receber essa estrutura, que trará melhorias para os pescadores”, frisou o gestor municipal.