Ideflor-Bio destaca iniciativas sustentáveis em evento sobre Sistemas Agroflorestais com Cacau em Altamira

O evento se tornou um ambiente fértil para o intercâmbio de conhecimentos e práticas voltadas à sustentabilidade na produção da amêndoa

De 12 a 13 de junho, o município de Altamira, na região sudoeste paraense, sedia o III Simpósio sobre Sistemas Agroflorestais com Cacau (SSAF-Cacau). O evento reúne agricultores, empresários, lideranças sociais, pesquisadores e órgãos públicos, como o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), proporcionando um ambiente fértil para o intercâmbio de conhecimentos e práticas voltadas à sustentabilidade na produção da amêndoa.

Promovido pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF), Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), o simpósio tem abordado temas centrais para a promoção de sistemas de produção mais justos, rastreáveis e livres de desmatamento.

A programação do evento tem incluído uma série de palestras e painéis que destacam a importância socioeconômica, ambiental e cultural dos sistemas agroflorestais com cacaueiro. Esses sistemas buscam integrar práticas agrícolas responsáveis com a conservação dos ecossistemas amazônicos, promovendo uma cadeia produtiva do cacau mais sustentável.

Protagonismo – Um dos destaques foi a participação do órgão ambiental do Governo do Pará. O gerente do Escritório Regional do Xingu do Ideflor-Bio, Israel Oliveira, apresentou no painel “Mercados, inclusão produtiva e estratégias para expansão da cacauicultura em SAFs na região da Transamazônica”, abordando as ações e resultados do programa PROSAF.

Em sua apresentação, ele destacou que o PROSAF tem sido uma estratégia crucial para a recuperação de áreas alteradas e a promoção da cacauicultura na região. Ele compartilhou números impressionantes: 4.722 beneficiários atendidos, 2.721 pessoas capacitadas, 5.396 hectares recuperados com Sistemas Agroflorestais (SAFs), 100 viveiros construídos ou revitalizados e mais de 7,2 milhões de mudas produzidas e plantadas pelo Instituto.

Parcerias – Além disso, Israel Oliveira ressaltou a parceria com a Prefeitura Municipal no Projeto Refloresta Altamira, que tem garantido o fomento à recuperação ambiental de 812 hectares com SAF Comercial. Este projeto é um exemplo de como a cooperação entre diferentes níveis de governo e instituições pode gerar impactos positivos na sustentabilidade e na produção agrícola local.

“A participação do Ideflor-Bio no simpósio reforça o compromisso do Instituto com a promoção de práticas sustentáveis e a recuperação de áreas degradadas na Amazônia. Nossas ações demonstram a eficácia das estratégias implementadas e o impacto positivo que essas iniciativas têm na região”, enfatizou Israel Oliveira.

O evento também proporcionou um espaço para discussão sobre os desafios e oportunidades para a expansão da cacauicultura em sistemas agroflorestais na Transamazônica. Os participantes puderam compartilhar suas experiências e conhecimentos, promovendo uma visão coletiva sobre a importância de práticas agrícolas que respeitem o meio ambiente e favoreçam o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.