Ideflor-Bio doa mais de mil mudas de espécies nativas para Cachoeira do Arari

Além do açaí, outras espécies como ipê, sumaúma, jatobá e castanha-do-pará serão distribuídas para agricultura familiar marajoara

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) realizou a doação de mais de mil mudas de espécies frutíferas e florestais para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Cachoeira do Arari, no Arquipélago do Marajó. Uma das novidades foi a entrega de pés de açaí da variedade BRS Pai D’égua, desenvolvida pela Embrapa Amazônia Oriental e que se destaca pela alta produtividade nos cultivos.

As mudas foram produzidas no viveiro instalado no Escritório Regional do Marajó Oriental do Ideflor-Bio, localizado em Soure. Esse ciclo de produção marcou o início das atividades do equipamento, que, juntamente com a sede do Instituto na região, está em funcionamento há apenas 9 meses. Além do açaí, outras espécies como ipê, sumaúma, jatobá e castanha-do-pará serão distribuídas aos agricultores locais.

Satisfação – O secretário de Agricultura e Abastecimento de Cachoeira do Arari, Ney Lopes, afirmou que a entrega das mudas foi um verdadeiro presente em comemoração aos 191 anos da cidade. “Estamos muito felizes em poder incentivar a agricultura familiar em nosso município. Foram mil mudas só de açaí, do tipo BRS Pai D’égua, doados pelo Ideflor-Bio, os quais vão impulsionar ainda mais a produção desse fruto em nossa região”, ressaltou.

A secretária de Trabalho, Promoção e Assistência Social de Cachoeira do Arari, Carla Athar, também esteve presente durante a entrega e destacou a importância da iniciativa para o crescimento sustentável do município. “Os agricultores familiares de Cachoeira da Arari agora vão dispor de mudas geneticamente modificadas, adaptadas ao clima da nossa região e que, com certeza, vão impulsionar a nossa economia. Não podemos deixar de agradecer ao Ideflor-Bio por ser nosso grande parceiro nesta ação”, frisou.

Incentivo – A gerente do Escritório Regional do Marajó Oriental, Osiane Barbosa, ressaltou que a doação das mudas beneficiará prioritariamente os agricultores familiares do município. Eles terão a oportunidade de implantar em suas propriedades o cultivo de Sistemas Agroflorestais (SAFs), seguindo as diretrizes do Projeto Prosaf, criado e coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF) do Ideflor-Bio.

“Essa ação é apenas o início de uma série de atividades planejadas por nós, do Escritório Regional do Marajó Oriental, para promover a recomposição florestal no arquipélago. O Instituto tem trabalhado de forma incansável e em estreita colaboração com as prefeituras municipais, com comunidades e demais parceiros, para garantir o sucesso dessa e de outras iniciativas”, frisou a gerente.

Na oportunidade, Barbosa conta que o Ideflor-Bio tem concentrado esforços na ampliação de sua rede de viveiros no Marajó, como parte da metodologia do Prosaf. O objetivo é alcançar um maior número de famílias e beneficiar cada vez mais pessoas por meio dessa política pública de incentivo à agricultura sustentável e à preservação da biodiversidade local.