Ideflor-Bio e Abaetur realizam parceria para criação de trilhas ecológicas no município de Abaetetuba

As novas trilhas, que têm o potencial turístico para a criação de circuitos de caminhada e ciclismo, devem fazer parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) e o Departamento de Turismo de Abaetetuba (Abaetur) firmaram uma parceria para a criação de cinco novas trilhas ecológicas no município de Abaetetuba, na região nordeste paraense. Os novos caminhos devem compor a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso.

Quatro comunidades e o campus da Universidade Federal do Pará na cidade foram escolhidos para compor esses espaços, que têm o potencial turístico para a criação de circuitos de caminhada e ciclismo. 

Segundo o gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio, Júlio Meyer, que também é diretor nacional de trilhas da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, a criação desses espaços deve reforçar o turismo na região. “As trilhas têm o poder de associar os atrativos do lugar, com os serviços que podem ser prestados como hospedagem e artesanato”, afirmou.

Bioeconomia – Para a diretora da Abaetur, Néia Nery, as trilhas vão ajudar no desenvolvimento econômico sustentável de Abaetetuba por meio do Turismo de Base Comunitária (TBC). “Nosso município possui uma geografia bem particular, com vários ramais e 72 ilhas. Por isso vemos no TBC uma solução para esse fortalecimento das políticas de geração de emprego e renda, igualdade de oportunidade para todos nestas localidades que muitas das vezes ficam mais afastadas do centro da cidade”, destacou.

Néia Nery também afirmou que a criação desses locais vai ser um marco para o Baixo Tocantins. “Fazendo com que o turista saiba que ele terá várias experiências em um só destino turístico. Pois cada uma tem a sua peculiaridade e encanto”, complementou.

Parceria – Júlio Meyer ressaltou, ainda, que a parceria do Ideflor-Bio com a Abaetur vem para qualificar as trilhas na região. “O apoio do Ideflor-Bio vem com a disponibilização de equipe técnica, que vem se especializando no desenvolvimento de trilhas nas Unidades de Conservação (UCs)”, disse o dirigente.

O Pará já conta com diversas trilhas ecológicas em UCs, como a Trilha do Ererê, no Parque Estadual Monte Alegre, a Trilha Paytuna, na Área de Proteção Ambiental Paytuna, e a Travessia da Serra das Andorinhas, no Parque Estadual da Serra das Andorinhas.

Texto: Sinval Farias – Ascom/Ideflor-Bio

Artigos Recentes
Rolar para cima
Pular para o conteúdo