Ideflor-Bio e Instituto Asflora celebram acordo para novas ações de educação ambiental e de recuperação florestal

As partes assumiram compromissos específicos para garantir o sucesso e a eficácia das atividades previstas no acordo

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e o Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora) celebraram, nesta terça-feira (9), um Acordo de Cooperação Técnico (ACT) para a execução de projetos e ações de educação ambiental nas Unidades de Conservação (UCs) estaduais, bem como promover a recuperação de áreas degradadas e/ou alteradas no Pará.

A cerimônia contou com a presença do presidente do órgão ambiental do Governo do Pará, Nilson Pinto, e do diretor-presidente do Instituto Asflora, Takushi Sato. Ambas assumiram compromissos específicos para garantir o sucesso e a eficácia das ações previstas no acordo.

Compete ao Ideflor-Bio o planejamento, acompanhamento e avaliação conjunta das atividades estipuladas, conforme a legislação vigente. Além disso, a instituição será responsável por disponibilizar dados e orientações necessárias, promover a divulgação das ações realizadas e emitir relatório técnico conclusivo ao final do acordo.

Por sua vez, o Instituto Asflora se compromete a elaborar, em conjunto com o Ideflor-Bio, o Plano de Trabalho detalhado, bem como promover a execução das ações previstas, garantindo qualidade técnica e observância dos prazos e legislação aplicável. A entidade também disponibilizará profissionais e apoio logístico necessário para a realização das atividades em campo.

Colaboração – Nilson Pinto acredita que essa parceria estratégica entre as duas instituições representa um avanço significativo na proteção e conservação da Amazônia paraense. “Ações conjuntas de educação ambiental e recuperação de áreas degradadas são fundamentais para garantir a preservação desse importante bioma. Elas contribuem para a promoção do desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades locais”, enfatizou o presidente do Ideflor-Bio.

Takushi Sato ressalta que o Instituto Asflora desenvolve suas atividades há 23 anos e, atualmente, está com ações em Marituba e na Ilha de Cotijuba, área insular de Belém “Temos observado os avanços na Política Florestal do Estado e que o Ideflor-Bio está cada vez mais à frente dessa iniciativa. Nossa atividade ainda é bem pequena, mas necessita desse apoio e cooperação. Estamos empenhados em trabalhar de forma conjunta e felizes porque nossos objetivos são semelhantes ao do Ideflor-Bio”, pontuou o diretor-presidente da entidade.

Período – O acordo terá vigência de 60 meses, a contar da data de sua publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), podendo ser prorrogado mediante aditivo específico. Durante sua execução, não haverá repasse de recursos financeiros entre os participantes, exceto em casos que demandem instrumento específico para compartilhamento de recursos públicos.

O gerente da Região Administrativa de Belém, Júlio Meyer, disse que o ACT será fundamental para dois eixos que o órgão pretende atingir: a recuperação florestal e a educação ambiental. “Ambos são importantíssimos para nós do Ideflor-Bio, principalmente diante do desafio que é a recuperação da floresta amazônica no Pará. Tenho certeza que a Asflora está no nível da qualidade do parceiro que a gente precisa e merece em nossas atividades. Portanto, é uma cooperação que a gente vê com muita alegria, até porque já somos parceiros e agora seremos muito mais”, frisou.