Ideflor-Bio e MPPA realizam visita técnica no Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas

A visita foi um desdobramento da reunião ocorrida na segunda-feira (24) e teve como objetivo avaliar os acessos às trilhas da Unidade de Conservação (UC)

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), por meio da Gerência da Região Administrativa do Araguaia (GRA), acompanharam a equipe do Ministério Público do Pará (MPPA), durante uma visita técnica ao Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, região sudeste paraense. A visita foi um desdobramento da reunião ocorrida na segunda-feira (24) e teve como objetivo avaliar os acessos às trilhas da Unidade de Conservação (UC).

A procuradora do MPPA, Alexssandra Mardegan, acompanhada pela equipe técnica do Ideflor-Bio, percorreu cerca de 3 km de trilhas no Parque, com o intuito de verificar as condições de segurança e infraestrutura das vias utilizadas pelos turistas. O foco principal da visita foi a segurança aos visitantes, uma vez que, para garantir a integridade dos turistas e a preservação ambiental, não é recomendado que eles façam o percurso sem a companhia de um condutor credenciado.

“A minha preocupação sempre foi com o bem-estar da comunidade e com o desenvolvimento de uma alternativa de renda sustentável para a população da área de proteção ambiental. O turismo sustentável é uma excelente fonte de geração de emprego e renda, e acredito que essa é uma das saídas mais eficazes para a população que vive na APA (Área de Proteção Ambiental) Araguaia. Além disso, é essencial que a comunidade esteja engajada e capacitada para atuar como guias e proteger esse patrimônio natural”, afirmou a promotora Alexssandra Mardegan, destacando o impacto positivo que o turismo sustentável pode ter na região.

Destaque – A gerente da Região Administrativa do Araguaia do Ideflor-Bio, Lais Mercedes, também comentou sobre a importância da visita técnica. “O Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas tem se tornado um destino cada vez mais procurado pelos turistas, especialmente pelas trilhas e cachoeiras que encantam quem visita. Com o aumento da demanda, é fundamental que a infraestrutura e a segurança estejam em conformidade, garantindo uma experiência segura e prazerosa aos visitantes. Esta visita reforça a parceria entre o MPPA e o Ideflor-Bio na busca pelo desenvolvimento do turismo sustentável na região”, afirmou.

Nilton Ribeiro, um dos guias credenciados do Parque, também destacou a importância da capacitação para garantir a segurança dos turistas. “Nós, guias, fazemos cursos de primeiros socorros e estudamos constantemente sobre o ambiente e as trilhas do parque. Estamos preparados para conduzir os visitantes de forma segura, sempre respeitando o meio ambiente. O nosso trabalho é garantir que os turistas vivenciem a natureza de forma segura e informada, além de contribuir com a preservação da biodiversidade local”, afirmou Nilton, ressaltando o compromisso com a qualidade e segurança do turismo no Pesan.

A visita técnica realizada pela equipe do Ideflor-Bio e MPPA, ao Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, é um passo importante para assegurar que o turismo na região continue a crescer de forma responsável e sustentável. Com a presença de guias credenciados, o parque oferece segurança tanto para os turistas quanto para a preservação do meio ambiente. O fortalecimento do turismo comunitário é, sem dúvida, uma alternativa de geração de renda para as comunidades que residem no entorno da UC.

Texto: Pablo Allves (Ascom/Ideflor-Bio)

Artigos Recentes
Rolar para cima
Pular para o conteúdo