Ideflor-Bio e Prefeitura de Palestina do Pará realizam plantio de 510 mudas nos espaços públicos do município

Além de expandir a arborização urbana, a iniciativa contribui para a melhoria do meio ambiente e a qualidade de vida da população

Em uma iniciativa conjunta, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), por meio do Escritório Regional de Carajás, e a Prefeitura de Palestina do Pará, realizaram uma ação de plantio de árvores no município da região sudeste do Estado. Ao todo, foram cultivadas 510 mudas, sendo 260 de Ipê Branco, 220 de Pau-preto e 30 de Oiti.

A arborização urbana desempenha um papel fundamental na promoção da saúde ambiental, contribuindo para a redução da poluição do ar, a melhoria da qualidade da água, a conservação da biodiversidade e a amenização do clima. Além disso, as árvores também proporcionam sombra, conforto térmico e beleza estética, tornando as áreas urbanas mais agradáveis e acolhedoras.

Neste sentido, as mudas foram plantadas nos principais espaços públicos do município, incluindo a Delegacia de Polícia Civil, o Hospital Municipal, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a academia da praça principal.

Continuidade – O Ideflor-Bio, por meio do Escritório Regional de Carajás, reforça que a iniciativa é apenas uma das diversas ações que devem ocorrer em parceria com os municípios do sudeste paraense ao longo de 2024. Entre as principais atividades estão o estímulo à produção agrícola sustentável, o fortalecimento das ações de educação ambiental e a ampliação da restauração de áreas degradadas.

O gerente do Escritório Regional de Carajás, Márcio Holanda, ressalta que a parceria entre o Ideflor-Bio e a Prefeitura de Palestina do Pará demonstra o compromisso das instituições em promover a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. “O plantio das mudas é um passo importante na construção de um município mais verde e consciente, incentivando a participação da comunidade na preservação e valorização do patrimônio natural local”, enfatizou.

Satisfação – Os moradores de Palestina do Pará receberam positivamente a iniciativa, reconhecendo a importância da arborização urbana para a qualidade de vida e o bem-estar da população. A expectativa é que, com o tempo, as mudas cresçam e se desenvolvam, transformando-se em belas árvores que contribuirão para o embelezamento e a sustentabilidade do município.

O Ideflor-Bio e a Prefeitura de Palestina do Pará reafirmaram o compromisso de continuar trabalhando em parceria para promover ações ambientais e desenvolvimento sustentável na região. “O plantio de árvores é apenas o começo de uma série de projetos que visam preservar a natureza e conscientizar a população sobre a importância da conservação ambiental, que iremos desenvolver na região”, concluiu Márcio Holanda.