Ideflor-Bio e Prefeitura plantam 150 mudas de Ipê-branco em São João do Araguaia

A iniciativa, que começou pela Vila Cajazeiras, visa alcançar 500 mudas plantadas nas áreas urbana e rural do município do sudeste paraense

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), em parceria com a Prefeitura de São João do Araguaia, iniciou o plantio de 500 mudas de Ipê-branco (Tabebuia roseo-alba)0 nas áreas urbana e rural do município do sudeste paraense. A iniciativa começou pela Vila Cajazeiras, onde foram plantadas 150 mudas da espécie.

Além de embelezarem espaços públicos em São João do Araguaia, as árvores proporcionarão conforto térmico. Tudo isso contribui para a preservação do meio ambiente e melhoria na qualidade de vida da população, que nos últimos anos enfrenta problemas climáticos, como as altas temperaturas.

A medida marca o início de uma série de trabalhos que o Ideflor-Bio, por meio do Escritório Regional de Carajás (em Marabá), realizará em parceria com os municípios do Sudeste em 2024. Entre as principais ações estão o incentivo à produção agrícola sustentável, o fortalecimento das atividades de educação ambiental e a ampliação da restauração de áreas degradadas.

Sustentabilidade – Segundo o gerente do Escritório Regional de Carajás, Márcio Holanda, o Instituto, em parceria com as prefeituras municipais, têm buscado sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e incentivar práticas sustentáveis, como a produção agrícola responsável e a recuperação de áreas já alteradas.

“O plantio das 150 mudas de Ipê-branco na Vila Cajazeiras foi apenas o primeiro passo de um projeto que visa transformar São João do Araguaia em um exemplo de desenvolvimento sustentável. A parceria entre o Estado, por meio do Ideflor-Bio, e a Prefeitura Municipal promete trazer benefícios não apenas para o meio ambiente, mas também para a qualidade de vida da população local”, informou Márcio Holanda.

Ele disse, ainda, que com o compromisso de preservar a natureza e promover a restauração ambiental, Estado e Município seguem empenhados em realizar ações que visam tornar São João do Araguaia um lugar cada vez mais verde. “O plantio de 500 mudas de Ipê-branco será apenas o começo de um projeto que promete transformar o sudeste paraense em um exemplo de preservação ambiental para o País”, anunciou o gerente.