Ideflor-Bio e Sebrae-PA discutem durante a COP 28 estratégias para fomentar turismo sustentável nos parques estaduais

As ações podem potenciar a geração de emprego e renda para as comunidades locais, ao mesmo tempo em que promovem a conservação do meio ambiente

No decorrer da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Nilson Pinto, reuniu com o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), Rubens Magno, para agradecer o apoio fornecido pela entidade na promoção do turismo sustentável nos parques estaduais paraenses.

Durante o encontro, Nilson Pinto expressou sua gratidão ao Sebrae-PA pelo suporte oferecido na capacitação de condutores, abertura de trilhas e demais ações que visam a preservação da natureza e o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estão localizados os parques estaduais Serra dos Martírios/Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, de Monte Alegre, na cidade de mesmo nome e do Utinga, em Belém.

O presidente do Instituto ressaltou a importância dessas parcerias para o sucesso das iniciativas de turismo sustentável nas referidas Unidades de Conservação (UCs). Segundo ele, graças ao apoio do Sebrae-PA, essas ações têm alcançado resultados excelentes, gerando emprego e renda para as comunidades locais, ao mesmo tempo em que promovem a conservação do meio ambiente.

“Estamos muito gratos pelo apoio do Sebrae-PA na promoção do turismo sustentável em nossos parques estaduais. As capacitações oferecidas têm sido fundamentais para formar condutores qualificados, garantindo uma experiência única aos visitantes e contribuindo para a proteção da natureza”, afirmou Nilson Pinto.

Uma das ações destacadas pelo presidente do Ideflor-Bio foi a abertura de trilhas nos parques, que tem permitido que os visitantes tenham contato direto com a natureza exuberante dessas áreas protegidas. Além disso, o trabalho de proteção da natureza realizado nas UCs têm contribuído para a conservação da biodiversidade e a manutenção dos ecossistemas locais.

Continuidade – Na ocasião, o presidente do Ideflor-Bio e o presidente do Sebrae-PA discutiram sobre novas parcerias e ações que possam fortalecer o turismo sustentável no Pará. Os resultados obtidos até o momento são animadores e indicam que o trabalho conjunto entre as instituições têm sido fundamental para impulsionar a atividade no Estado.

Ambos concordaram que a união de esforços é essencial para impulsionar essa cadeia da bioeconomia no Estado, sempre com foco na preservação ambiental e na valorização dos povos tradicionais. A expectativa é de que, com o avanço das ações, seja possível alcançar um patamar ainda maior dessa atividade até a COP 30, que será realizada em Belém, no ano de 2025.

Segundo o presidente do Sebrae-PA, Rubens Magno, com o apoio mútuo e o comprometimento das partes envolvidas, espera-se que essas ações continuem a trazer benefícios significativos para o Estado do Pará e para o meio ambiente como um todo.

“Quero muito agradecer ao presidente Nilson e a todo o seu time do Ideflor-Bio, que tem trabalhado de forma conjunta, conosco, para que possamos atingir os objetivos que são: preservar o meio ambiente e, principalmente, desenvolver as comunidades tradicionais e também os povos da cidade. Parabenizo a condução dos trabalhos à frente deste órgão ambiental tão importante para o Pará e nos colocamos à disposição para contribuir no que for necessário para fomentar o turismo sustentável em nosso Estado”, frisou o dirigente.