Ideflor-Bio promove curso para fortalecer qualidade da experiência e segurança no turismo de aventura

Programação teve início pelo município de São Geraldo do Araguaia, na região sudeste paraense, e deve percorrer mais três municípios

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) promoveu no município de São Geraldo do Araguaia, no sudeste paraense, o curso “Qualidade da Experiência e Segurança no Turismo de Aventura”. O evento realizado de 16 a 18 de abril, teve como objetivo capacitar guias, condutores de trilha, agências de turismo, prestadores de serviços turísticos e servidores públicos.

Durante os três dias de curso, os módulos abordaram temas como gestão de riscos em atividades de aventura, primeiros socorros em áreas remotas, interpretação ambiental e educação para a sustentabilidade. A programação foi estruturada para oferecer uma visão abrangente e integrada dos desafios e oportunidades do turismo de aventura nessa região do estado, que é rica em cultura e belezas naturais.

Com uma abordagem prática e interativa, os participantes puderam compartilhar experiências e discutir casos reais, fortalecendo a troca de conhecimentos e o networking entre os profissionais do setor. A interação constante entre os participantes e os instrutores, Evandro Schütz e Pollyana Pugas, foi um dos pontos altos do curso.

Expertise – Schütz é empresário, educador ao ar livre e ex-presidente e atual gerente técnico da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). Ele também é consultor especializado na implementação de Sistemas de Gestão de Segurança para Turismo de Natureza, trazendo sua vasta experiência para enriquecer a formação.

Já Pollyana Pugas é especialista em ecoturismo e natureza. Além de consultora e auditora em implementação de Sistemas de Gestão de Segurança para Turismo de Natureza, Pollyana é professora do curso de pós-graduação Internacional em Ecoturismo na Universidade Nacional de Brasília (UNB) e ex-vice-presidente da Abeta. 

Programação – O próximo destino do curso será o município de Soure, no Arquipélago do Marajó, de 23 a 25 de abril. Posteriormente, a formação será realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Combu, em Belém, no dia 27 de abril, e em Monte Alegre, na região oeste paraense, de 30 de abril a 02 de maio. A expectativa é que essas próximas etapas ampliem ainda mais o alcance e o impacto da iniciativa.

A gerente da Região Administrativa do Araguaia, Laís Mercedes, acredita que essa iniciativa demonstra o compromisso do Instituto em promover um turismo de aventura responsável, seguro e de qualidade, alinhado às melhores práticas e aos padrões internacionais. “A capacitação dos profissionais que atuam no Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas foi fundamental para garantir experiências memoráveis e sustentáveis aos visitantes desta e de outras áreas protegidas do Pará”, afirmou.

Artigos Recentes
Rolar para cima
Pular para o conteúdo