Ideflor-Bio renova Conselho Gestor da APA Triunfo do Xingu

Membros de entidades governamentais, não governamentais e convidadas se reuniram para discutir a proteção ambiental na região sudeste paraense

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), por meio da Gerência da Região Administrativa do Xingu (GRX) promoveu uma importante reunião para renovar o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (17), em São Félix do Xingu, município da região sudeste paraense.

O Conselho Gestor da APA Triunfo do Xingu é composto por 24 membros, entre titulares e suplentes, oriundos de entidades governamentais, não governamentais e convidadas, com o objetivo de promover a gestão participativa e integrada das ações voltadas para a conservação e preservação do meio ambiente na região.

A reunião contou com a presença de representantes de diversas instituições, incluindo órgãos governamentais, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e organizações não governamentais, como a Associação Agropecuária dos Produtores das Terras do Meio (Xinguri) e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).

Durante o encontro, foram discutidos temas relevantes para a proteção ambiental na APA Triunfo do Xingu, como o monitoramento da fauna e flora, ações de educação ambiental, fiscalização e combate ao desmatamento ilegal, além da promoção do desenvolvimento sustentável na região.

“O Conselho Gestor é um espaço fundamental para a construção de políticas públicas voltadas para a conservação da APA Triunfo do Xingu. A participação de diferentes entidades, com suas experiências e conhecimentos, fortalece a tomada de decisões e a implementação de ações efetivas”, ressaltou o titular da GRX, Denimar Rodrigues, destacando a importância da renovação do Conselho para a continuidade dos trabalhos.

No decorrer da reunião, também foram apresentados os resultados das ações realizadas pelo Conselho Gestor nos últimos anos, como a redução do desmatamento na região, a recuperação de áreas degradadas e a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental.

Ao final, foram eleitos os novos membros que terão a responsabilidade de dar continuidade às ações de conservação e preservação do meio ambiente na região. Para o diretor de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação do Ideflor-Bio, Clésio Santana, é esperado que a APA Triunfo do Xingu continue sendo um exemplo de boa gestão ambiental, promovendo o equilíbrio entre o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais.

“O Ideflor-Bio segue firme com o seu compromisso de fortalecer a participação social na gestão das Unidades de Conservação do Estado do Pará, reconhecendo a importância da colaboração entre diferentes atores para a construção de um futuro mais sustentável”, afirmou o diretor Clésio Santana.