II Trilha das Mulheres de São Geraldo do Araguaia incentiva o turismo sustentável

A programação percorreu as principais atrações do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas, promovendo conexão com a natureza exuberante da região

O Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas, no sudeste paraense, recebeu mais uma edição da Trilha das Mulheres de São Geraldo do Araguaia. O evento proporcionou às participantes uma conexão maior com a natureza, servindo com referência para o turismo sustentável na região. A programação foi organizada pela condutora Crislayne Cristina, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio) e o Grupo Raposas da Serra.

A trilha ecológica percorreu os principais pontos turísticos do Parque, proporcionando às mulheres uma experiência única em meio à natureza exuberante da região. Entre os locais visitados estão a Casa de Pedra, uma formação rochosa de grande importância histórica, e a cachoeira Quarta Queda, onde as participantes desfrutaram de um banho nas águas geladas e cristalinas.

Durante todo o trajeto, elas foram acompanhadas por condutores especializados e experientes, permitindo que elas explorassem a flora e fauna local em detalhes. Em diversos momentos, foi ressaltada a importância da manutenção da biodiversidade.

A atividade também proporcionou momentos de reflexão e integração entre as participantes, fortalecendo os laços entre elas.

Oportunidade – Para Crislayne Cristina, condutora da trilha e defensora do turismo sustentável, a iniciativa foi uma oportunidade única de unir o amor pela natureza com a valorização da mulher. Ela considerou esta edição um sucesso, ao proporcionar momentos de aventura, conexão com a natureza e reflexão sobre a importância da conservação ambiental.

“O sentimento é de gratidão a Deus por nos proporcionar esses momentos de muita aventura e lazer no Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas. Meu coração transborda de alegria ao ver cada mulher se desafiando, superando e conhecendo as belezas desta UC. Agradeço à Gerência do IDEFLOR-Bio, ao Grupo Raposas da Serra e a cada participante por sempre estarem fazendo parte desse projeto de superação e autocuidado”, frisou.

A gerente da Região Administrativa do Araguaia, Laís Mercedes, destacou a importância de iniciativas como essa para conscientização ambiental e estímulo ao turismo sustentável. Ela destacou a coragem e disposição das participantes, e disse acreditar que a participação de mulheres reforça a necessidade de promover o turismo sustentável para preservar os recursos naturais e valorizar a diversidade cultural da região.

“Estou feliz em ver esse grupo crescendo e conhecendo as belezas naturais, que é o nosso Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas. Estamos à disposição de vocês. Contem sempre com o apoio do IDEFLOR-Bio, pois contamos com a ajuda de todos para divulgar o turismo sustentável e as riquezas naturais da nossa região”, enfatizou a gerente.