Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas recebe comitiva em busca aventura e contato com a natureza

Grupo de 45 pessoas desfrutaram de belas paisagens, incluindo as cachoeiras Vargem Grande e do Sereno

Um grupo de 45 pessoas embarcou em uma jornada pelos principais pontos turísticos do Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, na região sudeste paraense. Com um trajeto de aproximadamente 13 km, os participantes tiveram a oportunidade de explorar a natureza e desfrutar de belas paisagens, incluindo as cachoeiras Vargem Grande e do Sereno, além do Rancho do Pastor Raimundo.

Organizado pela Saga Runners Sport, o passeio, que mesclou desafio e contemplação, contou com a presença de 5 experientes condutores de trilhas e dois auxiliares, todos devidamente cadastrados junto ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), órgão responsável pela Unidade de Conservação (UC). A presença desses profissionais garantiu não apenas a segurança dos participantes, mas também a proteção do ecossistema local.

Os aventureiros puderam desfrutar de momentos únicos em meio à exuberante natureza da Serra dos Martírios/Andorinhas, conhecendo de perto a riqueza que essa UC abriga. A interação com as cachoeiras e a visita ao rancho do Pastor Raimundo, proporcionaram experiências enriquecedoras, que ressaltaram a beleza e os diferenciais desse ecossistema único.

Durante o percurso, os participantes puderam vivenciar na prática o ecoturismo responsável, o qual respeita as normas e diretrizes estabelecidas para a conservação da área protegida. O grupo Saga Runners Sport, comprometido com o meio ambiente, buscou não apenas uma aventura inesquecível aos participantes, mas também conscientizá-los sobre a necessidade de proteger e conservar o meio ambiente.

Segundo a gerente da Região Administrativa do Araguaia, Laís Mercedes, programações como essa reforçam a importância da conexão com a natureza e que o respeito ao meio ambiente são fundamentais para garantir um futuro sustentável. “A experiência vivida por eles na Serra dos Martírios/Andorinhas deixou uma mensagem clara: juntos, podemos desbravar novos caminhos e proteger as belezas naturais que nos cercam”, enfatizou.

Ao final do percurso, os participantes expressaram sua gratidão pela oportunidade de vivenciar momentos tão especiais em contato com a natureza e destacaram a importância de iniciativas como essa para estimular a prática de atividades ao ar livre e promover a conscientização ambiental. A trilha da Serra dos Martírios/Andorinhas se tornou não apenas uma aventura esportiva, mas também uma experiência transformadora e inspiradora para todos os envolvidos.

Texto em colaboração com Pablo Allves (Ascom/Ideflor-Bio)