Projeto eTrilhas impulsiona ecoturismo na Trilha Amazônia Atlântica em Bragança

Iniciativa eTrilhas no Quilombo do América faz parte da estratégia de aceleração de ações turísticas sustentáveis no território paraense

O Quilombo do América, em Bragança, foi o cenário de uma reunião estratégica que marcou o lançamento da Prova de Conceito da plataforma eTrilhas na Trilha Amazônia Atlântica, uma das rotas de ecoturismo mais promissoras da região. O evento reuniu empreendedores locais, comunitários, quilombolas, condutores de trilhas e representantes de organizações da sociedade civil, e integra o projeto de aceleração sustentável promovido pela Embratur. A startup eTrilhas, apoiada pelo Ideflor-Bio, foi selecionada como uma das mais inovadoras do setor.

A plataforma eTrilhas, disponível para download na Play Store e App Store, é uma ferramenta digital criada para centralizar informações sobre trilhas e destinos de ecoturismo no Brasil. O objetivo é fortalecer a Rede Brasileira de Trilhas, conectando turistas a atrativos naturais e serviços oferecidos nas rotas. Na Trilha Amazônia Atlântica, os usuários do aplicativo terão acesso a informações detalhadas sobre hospedagem, alimentação e prestadores de serviços locais, promovendo um turismo sustentável e integrado com as comunidades.

Durante a reunião, os participantes tiveram a oportunidade de degustar um café quilombola, destacando a riqueza da sociobiodiversidade local. Júlio Meyer, gerente da Região Administrativa de Belém e idealizador da Trilha Amazônia Atlântica, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da economia local e para a conservação ambiental. “Esta reunião nos permitiu discutir os benefícios da Trilha Amazônia Atlântica para as comunidades e reforçar a parceria com a plataforma eTrilhas, que conta com o apoio essencial da Embratur”, afirmou.

Incentivo – A recepção dos participantes foi bastante positiva, com diversos representantes locais se colocando à disposição para colaborar no desenvolvimento do projeto. Eles reconheceram a importância da plataforma eTrilhas para a geração de renda e para a promoção do ecoturismo na região, que integra diversos biomas e uma rica diversidade cultural.

Maryllin Kiall, empresária local e uma das participantes do evento, expressou seu entusiasmo em relação à iniciativa. “Enquanto empresária, às vezes nos sentimos no escuro, sem saber para quem ou como vender nossos produtos. O app eTrilhas é uma inovação que vai mostrar nosso trabalho e as belezas da Amazônia para um público-alvo específico, o que é fundamental para o sucesso dos nossos negócios”, comentou Maryllin, destacando a flexibilidade do aplicativo em se adaptar às necessidades locais.

Acessibilidade – Além de promover o ecoturismo, a plataforma eTrilhas também se destaca pelo seu caráter inclusivo. Atualmente, cerca de 30 empreendedores já estão cadastrados no aplicativo, que oferece suporte para que eles possam aprimorar a apresentação de seus produtos. Paula Rascão, CEO da eTrilhas, explicou que a startup está comprometida em ajudar esses empreendedores a formatar seus produtos com mais qualidade. “Estamos preparando conteúdo em Inglês e Espanhol, capacitando os empreendedores para que possam proporcionar uma melhor experiência ao turista”, ressaltou.

O eTrilhas também planeja realizar outras caravanas para visitar os empreendimentos ao longo da Trilha Amazônia Atlântica, fortalecendo a conexão entre prestadores de serviços e visitantes. Essa iniciativa faz parte de um esforço maior para promover um ecoturismo sustentável e inclusivo, onde as comunidades locais desempenham um papel central na cadeia de valor.

O lançamento da plataforma no Quilombo do América reflete um compromisso com a valorização das culturas locais e a preservação ambiental. A reunião também serviu como um espaço para troca de conhecimentos e fortalecimento das parcerias entre as comunidades locais e os gestores do projeto. Todos os participantes demonstraram otimismo em relação ao futuro da Trilha Amazônia Atlântica e ao impacto positivo que a plataforma eTrilhas pode gerar na região.