• Home
  • Projeto fortalecimento do artesanato indígena da calha norte

PROJETO FORTALECIMENTO DO ARTESANATO INDÍGENA DA CALHA NORTE

Na região da Calha Norte do Rio Amazonas,o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade- IDEFLOR-Bio,realiza a gestão de seis unidades estaduais de conservação da natureza que são contíguas com 5  Terras Indígenas. Tendo em vista realizar ações de gestão ambiental integrada o IDEFLOR-Biopresta apoio a execução da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas (PNGATI) no Estado do Pará.

A PNGATI tem como diretriz “contribuir para a manutenção dos ecossistemas nos biomas das terras indígenas por meio da proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais imprescindíveis à reprodução física e cultural das presentes e futuras gerações dos povos indígenas”.

Os diversos povos indígenasda Calha Norte são considerados parceiros governamentais importantes na gestão e conservação integrada da biodiversidade e os recursos florestais da região, onde o IDEFLOR-Bio, por meio de sua Diretoria de Gestão da Biodiversidade, desenvolve o Projeto Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Artesanato Indígena da Calha Norte, destinado a atender as demandas dos Povos Waiwai e KatxuyanaTunayana que fazem o artesanato, a partir do manejo e uso sustentável da biodiversidade de suas florestas e tem a atividade como fonte importante de renda das aldeias.

           A produção artesanal indígena é constante e feita principalmente pelas mulheres que confeccionam diversos utensílios domésticos, decorativos, adornos corporais, vestuário, instrumentos musicais entre outros produtos, que apesar de utilidade, beleza e criatividade das artesãs e artesões indígenas, as peças necessitam aprimoramento no acabamento para terem padrão de competição no mercado. Apesar também da abundância de recurso madeireiro os homens produzem peças de marcenaria, como bancos, cadeiras, mas necessitam de equipamentos ferramentas e instrução para aperfeiçoamento das técnicas de marcenaria indígena. 

        O projeto em questão procura realizar atividades, me parceria com as organizações indígenas, para fortalecer a cadeia produtiva do artesanato indígena na região.

OBJETIVO DO PROJETO

  • Realização de atividades para melhoria da cadeia produtiva do artesanato indígena da Calha Norte

METAS DO PROJETO

  • Realizar 01 Oficina de aperfeiçoamento do artesanato indígena da Calha Note.
  • Realizar 01 Oficina de aperfeiçoamento da marcenaria indígena.
  • Disponibilizar 22 kits com materiais de consumo, equipamentos e ferramentas para melhoria da produção do artesanato nas aldeias;
  • Realizar um arranjo institucional, visando promover a comercialização e acesso dos produtos ao mercado regional, nacional e internacional;

Criar um site para exposição e comercialização das peças artesanais

Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará

Rua do Utinga, nº 723, Curió-Utinga – Belém-PA – CEP: 66610-010
Horário de Atendimento: das 08:00h às 17:00h de segunda a sexta-feira

Rolar para cima
Pular para o conteúdo