O Projeto Renascente é coordenado e executado pela Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal – DDF. E tem como objetivo, incentivar a restauração de área de preservação permanente – APP com foco na recuperação das Nascentes e a implantação de Sistemas Agroflorestais- SAF’s comerciais em áreas alteradas da Reserva Legal – RL oportunizando a diversificação da base produtiva, contribuindo com a diminuição do passivo ambiental em propriedade de agricultores familiares.
As ações do projeto estão sendo desenvolvidas, inicialmente, nos munícipios de Peixe Boi e Bonito, os quais fazem parte da Bacia hidrográfica do Rio Peixe Boi. Os principais problemas que afetam a bacia estão relacionados às profundas modificações causadas pelo avanço da atividade agropecuária na região e do processo de urbanização.
Para atender os diferentes níveis de recuperação de nascentes e cursos d’água, o projeto abraça um conjunto de estratégias que iniciam pela seleção dos agricultores, seguida pela sua identificação, o isolamento e a limpeza das áreas de preservação permanente e culmina no plantio de espécies nativas de uso múltiplo na APP das nascentes.
O projeto já realizou Capacitação em Recuperação de Nascente e implementou as técnicas aprendidas durante o curso em algumas propriedades. Posteriormente os resultados obtidos foram acompanhados.
A meta do projeto é alcançar todos os 06 municípios que fazem parte da bacia Rio Peixe Boi, e em seguida estender sua atuação para a bacia do rio Marapanim, por meio de parceria com o comitê gestor da bacia.
O projeto apresenta resultados significativos em relação ao trabalho de conscientização dos agricultores nas áreas de preservação permanentes (APP) no contexto da preservação e recuperação das nascentes, onde as ações se convergem para os parâmetros relacionados à proteção ambiental.