O Projeto ETAPA I iniciou-se no ano de 2015 sendo executado na Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna (PEUt), área conservada da Região Metropolitana de Belém. O projeto tem como objetivo de reintroduzir nas áreas verdes da região metropolitana de Belém populações de Ararajubas (Guaruba guarouba). Com o sucesso do Projeto iniciou-se em 2018 a ETAPA II com a inovação e adaptação da espécie que teve um casal que reproduziu no aviário, ganhando repercussão nacional e internacional sobre monitoramento das populações que foi inserida nesta etapa.
Desde então, o projeto tem continuado e executado com êxito apresentando vários resultados como: a soltura de 59 indivíduos com monitoramento, treinamento de pré-soltura; Confecção da Exposição Taxidermizada Ecozoobotânica que ressalta sobre as relações ecológicas e alimentar dos frutos típicos da flora paraense (como espécies do açaí e muruci) durante o processo de enriquecimento alimentar das ararajubas o que ressalta a riqueza da flora local do Parque Estadual que proporciona este ambiente favorável para a reintrodução das ararajubas.
A equipe técnica do Projeto realiza ações de Educação Ambiental com a elaboração e exposição da “Cartilha Ararajubas na Terra do Acaí”, além da visita de escolas ao Projeto em promover eventos com datas comemorativas ecológicas (como o Dia da Biodiversidade, Dia da Amazônia, Dia da Fauna, Dia das Aves) proporcionando atividades lúdicas, palestras, roda de conversa com orientações também ao público visitante do parque a cerca da conservação das ararajubas ressaltando as informações da biologia e comportamento da espécie, combate ao tráfico de animais silvestres. Atualmente o projeto caminha para a ETAPA III com a ampliação e renovação fisica com o intuito de aumentar o número de populações de ararajubas no aviário e intensificar a reprodução dos próximos grupos que irão chegar ao projeto.